Curiosidades sobre cães


Os cães pertencem à família dos canídeos, a mesma do lobo, da raposa, do coiote, do chacal e do lobo-guará. Ao todo, existem 34 espécie de canídeos. 

Para os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, classificada em várias sub-espécies. O cão doméstico seria uma delas. De fato, cães e lobos são tão próximos que ambos podem cruzar e gerar filhotes híbridos. 

As raças mais velozes do mundo são greyhound (ou galgo inglês) e whippet (também inglês), uma “raça-miniatura” do primeiro. Eles são capazes de atingir incríveis 80 quilômetros por hora. A fama de corredor do greyhound fez da raça uma das preferidas para a caça e para a corrida de cachorros em muitos países. 

As raças de cães com a mordida mais forte são: mastin inglês, rottweiller e fila brasileiro. Eles tem a mandíbula mais curta e forte (que funcionam como alicates) e são normalmente usados como cães de guarda. 

Os cães mais inteligentes são, pela ordem: border collie (uma raça de pastoreio britânica), pastor alemão, poodle, golden retriever e dobermar pinsher. 

E as raças mais burras(na verdade, são as raças mais desobedientes) quais são? Anote aí: afghan hound, basenji, buldogue, chow chow e borzoi. 

As raças mais altas são o são bernardo, o grand danois, o mastim inglês, o wolfhound irlandês, o borzoi e o karabash da Anatólia (uma espécie de cão pastor turco). Todas elas alcançam em média os 90 cm de altura. 

A menor raça é a chihuahua, cujo peso varia entre 90 gramas e 2,75 kg. 

A raça mais pesada é o mastiff inglês, que costuma ultrapassar os 110 kg. 

Cães e gatos não exergam em preto e branco? Esqueça esse mito! Embora de forma mais limitada que os humanos, eles conseguem enxergar cores, sim. Enquanto os seres humanos tem três tipos de pigmentos que captam o azul, o verde e o vermelho, o cães e os gatos só tem dois. Eles vêem as cores como se elas fossem desbotadas e não percebem o verde, enxergando no lugar tonalidades que vão do cinza ao preto. 

O hábito de enterrar ossos e objetos, que são comuns a muitos cachorros, foi herdado de seus ancestrais lobos. Por uma questão de sobrevivência, os lobos costumam enterrar sobras de alimentos para os tempos de escassez de caça. 

O primeiro cão a ser enviado para o espaço foi uma cadelinha soviêtica chamada Laika. A viagem foi feita em 1957 e, infelizmente, não teve um final feliz: Laika não resistiu à viagem e morreu. 

O dobermann surgiu do cruzamento de quatro raças feitas pelo coletor de impostos alemão Karl Friedrich Dobermann (1834-1894). Na certa, ele queria se defender dos furiosos devedores. 

O rottweiller é uma raça mais antiga do que se imagina. Só para se ter uma idéia, ele já era usado como cão de pastoreio pelas legiões romanas. 

Na China, o chow chow é usado como cão de caça e o sharpei como cão de lutas (rinhas). 

Quando estão com dores de estômago, os cães comem grama para vomitar. 

O aparelho digestivo de um cão de raça pequena representa 7% de seu peso total, enquanto de um cão de raça grande representa apenas 2,7%. Um detalhe importante: os cães maiores tem o aparelho digestivo mais sensível. 

Os cachorros suam através das patas e do focinho. 

Os cães possuem o olfato muito mais desenvolvido do que os seres humanos. Enquanto os humanos possuem cinco milhões de receptores para odores, o cão possui 200 milhões. Eles, portanto, são capazes de cheirar e identificar cheiros que um ser humano jamais conseguiria sentir. 

Por que os cães costumam cheirar o rabo dos outros animais? Por causa de uma glândula na região do ânus que identifica cada animal. O odor serve como uma espécie de impressão digital que fornecem informações sobre o bicho. 

O cães riem? A pesquisadora norte-americana Patricia Simonte acredita que sim. Segundo ela, a respiração ofegante típica dos momentos de agitação é uma manifestação de que o animal está satisfeito e alegre. Em outras palavras, quer dizer que o cão está rindo. 

Como saber se um cão está com medo? Simples, eles colocam o rabo no meio das pernas. Caso isso aconteça, é melhor tomar cuidado. Qualquer movimento brusco pode fazer o animal revidar e atacar. 

Como saber se o cão é amistoso? Mais simples ainda: quando ele abana o rabo de modo relaxado e continuo. 

Como um cachorro demostra submissão? Virando de barriga para cima. 

E a lambida, qual o significado dela? Lamber um animal da própria espécie é um gesto de reverência. O animal está dizendo que gosta do outro. Os cães acabaram reservando esse gesto também para os seres humanos. 

Cães de orelhas grandes, caídas e peludas tem mais chances de desenvolver otites (inflamação nos ouvidos), do que cães com orelhas pequenas e/ou eretas. (A Lulu tem orelhas caídas e peludas, nunca mais vou deixar aquela birrentinha com a cabeça pra fora do carro)

Doenças humanas que também são comuns nos cães: diabetes, derrame, catarata, hepatite, hipertireoidismo e outras. 

Normalmente, a boca de um cachorro tem menos bactérias e germes do que a boca de uma pessoa. (U.U agora posso dar meu picolé pra Lulu sem ser criticada)

As raças de cães mais populares na cidade de São Paulo são pitbull, pinscher, poodle e… o campeão, com 15% das preferências: vira-lata. (que também é uma das raças mais resistentes)

Os cães mais famosos da ficção (quadrinhos, desenhos animados e filmes) são: Pluto, Banzé, Bidu, Idéiafix (o cãozinho de Obelix), Lassie, Rin-tin-tin, Snoopy, Milu (de As Aventuras de Tim-Tim), Floquinho e os 101 Dálmatas.


VOCE SABIA?
Se o seu cachorrinho faz "whow whou" ao inves de au au, ele deve ser frances.
Cada patria tem uma forma de escrever o som de seus animais.
A Alemanha - vow vow
A Argentina - gua gua
O Brasil - au au
A Colombia - gau gau
Os Estados Unidos - ruf ruf
O Japao - won won
A Russia - guf guf
A Tailandia - hong hong
o Vietna - go go


Fonte: http://maisquecuriosidade.blogspot.com/2010/07/caes-30-curiosidades-sobre-o-melhor.html e http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-cachorros.html

Comentários

Postar um comentário

- Não comente antes de ler a postagem inteira
- Não me ofenda

Você está careca de saber as regras, então pare de ler isso e comenta logo!! Nem precisa ter conta pra comentar (comente como Anônimo ou clique em Nome/Url e coloque apenas seu nome)
"Faça um bloggeiro(a) feliz, COMENTE!"

Postagens mais visitadas deste blog

Amanhecer (parte 2)

Aviso