Passagem de Vênus diante do Sol será chance única para ver outros planetas

A passagem de Vênus diante do Sol, nesta terça (05) e quarta-feira (06), um fenômeno excepcional que não voltará a acontecer em 105 anos, será uma oportunidade única para observar planetas distantes onde pode existir vida, afirmaram astrônomos.


O sol aparece, entre nuvens, enquanto Vênus (o ponto à direita) desponta, em junho de 2004
O sol aparece, entre nuvens, enquanto Vênus (o ponto à direita) desponta, em junho …




O fenômeno "nos dá a oportunidade de estudar com grande detalhe o que estamos observando muito mais longe (da nossa galáxia, a Via Láctea) e nos dá mais confiança em nossa capacidade para interpretar os sinais que detectamos", disse à AFP o astrônomo Rick Fienberg, da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês).
A próxima passagem de Vênus entre o Sol e a Terra não voltará a acontecer até dentro de 105 anos, em 2117. Este tipo de trânsito ocorre aos pares em intervalos de oito anos e não voltam a aparecer em mais de um século. No século XXI, o último foi em 2004. Não houve nenhum no século XX.
O início do trânsito será visível na América do Norte, América Central e América do Sul na última hora da tarde de 5 de junho, desde que o céu esteja limpo. O final do fenômeno não será visto nas regiões devido ao pôr-do-sol.
Toda a passagem de Vênus diante do sol poderá ser vista na Ásia oriental e na região do Pacífico Ocidental. Em Europa, Oriente Médio e Sul da Ásia se verão as etapas finais desta passagem à medida que for amanhecendo na região, em 6 de junho.
O fenômeno poderá ser visto a olho nu, informaram os astrônomos, lembrando que devido ao risco de cegueira ou dano permanente na vista, não se deve olhar diretamente para o sol sem um filtro apropriado. (usa um raio-x velho ou então aqueles papeizinhos de câmera velha (se você tiver), ou, mais simples possível, 2 óculos escuros, use um por cima do outro,ou então não veja nada e filme com uma câmera)

Mano, na boa, eu NECESSITO ver essa linda cena, MALDITO POR DO SOL!!! AAHHH QUE DROOOGAAAA, MALDITO CENTRO-OESTE DO BRASIL >=(



Comentários

  1. Que des*****, que por**, que ódio que coisa, que d****! Eu moro no Tocantins e não posso ver, porque só é em uma parte do norte! Dá uma vontade de morrer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. disseram que quarta também ia acontecer.. quem sabe não viajo na velocidade da luz para o Norte

      Excluir
  2. Que coisa!!
    Queria morar no Norte.
    porque fui morar logo no Centro-Oeste???????????

    ResponderExcluir

Postar um comentário

- Não comente antes de ler a postagem inteira
- Não me ofenda

Você está careca de saber as regras, então pare de ler isso e comenta logo!! Nem precisa ter conta pra comentar (comente como Anônimo ou clique em Nome/Url e coloque apenas seu nome)
"Faça um bloggeiro(a) feliz, COMENTE!"

Postagens mais visitadas deste blog

Amanhecer (parte 2)

Aviso